CONTABILIDADE
RESULTADOS
Total de beneficiados/formados/ em estágio profissional
- Alunos beneficiados desde 2012: 77
- Ex-bolsistas formados : 42
- Ex-bolsistas realizando estágio remunerado: 14
- Bolsistas em 2024: 21
Perfil dos beneficiados em 2024
- Média de renda bruta mensal familiar declarada: R$ 4.958,66.
- Raça/cor: 6 bolsistas são pretos, 1 amarelo e 14 brancos.
Cidades de origem
- 5 moravam fora da capital paulista: Registro, Catanduva, São José dos Campo, Ribeirão Preto e Osasco.
- 16 moram no município de São Paulo: Grajaú, Jaraguá,Jardim Selam, Parque Planalto e Cidade Ademar. 5 deles mencionaram que o trajeto casa – GV será de cerca de 1h30.
Origem escolar
- Os alunos tem um perfil escolar semelhante.
- ENSINO FUNDAMENTAL
Escolas públicas ou privadas com bolsa de estudos - ENSINO MÉDIO
- 11 bolsistas cursaram em escolas particulares com bolsa de estudos concedidas pelo próprio colégio (ex.: Objetivo e Poliedro) ou financiados por instituições como o Ismart, Apoia, JBS e Instituto Sol.
- 2 bolsistas são egressos de escola particular sem bolsa de estudos.
- 8 cursaram o ensino médio em escolas particulares com bolsas que variaram de 30 a 75%.
- VESTIBULAR DSD
- As vagas Demanda Social e Diversidade, disponibilizadas no vestibular 2023.2024 já refletiram no perfil dos bolsistas; comparando com anos anteriores, tivemos maior número de pedidos de auxílio endowment, maior número de calouros com baixa renda no 1º ano, com raça preta e menor renda média familiar mensal declarada.
- DESEMPENHO ACADÊMICO
- A média global dos bolsistas em 2023 foi nota 8,01, em linha com a média da turma em que estão inseridos.
Evolução do número de alunos de 2012 a 2022 (inclusive):
Começamos apoiando 1 bolsista em 2012 e em 2024 já são 77 os que foram beneficiados.
- Este resultado mostra que a iniciativa da Bolsa Presidência da FGV, que isenta de mensalidade, combinada com a concessão da ajuda de custo concedida pela Associação, estão contribuindo para aumentar o número de alunos de baixa renda que participa do processo seletivo da FGV Direito SP e mostra também que os aprovados tem real oportunidade de ingresso, independentemente de sua origem sócio-econômica.
- Formados: 42 bolsistas já finalizaram a graduação.
- Estagiando: os 14 bolsistas que entraram em 2019 e 2020 estão no 5º e no 4º ano respectivamente e já não precisam mais do suporte financeiro do Endowment Direito GV. Todos eles conseguiram bons estágios e já estão dando os primeiros passos no seu desenvolvimento profissional.
- Bolsistas que fizeram parte das primeiras turmas atualmente auxiliam as atividades do Endowment Direito GV e iniciaram projetos independentes (como o cursinho gratuito preparatório para a FGV), iniciando um ciclo positivo de formação de jovens comprometidos com a educação e a oferta de oportunidades para as próximas gerações.
Do ponto de vista institucional, alcançamos os seguintes resultados:
- Continuamos a captar recursos para as despesas correntes com bolsas, permitindo o crescimento do patrimônio principal com a reaplicação dos rendimentos, sem necessidade de resgates.
- Além da bolsa manutenção, algumas iniciativas, subsidiadas com a captação de doações específicas, como a do Instituto Mattos Filho, foram implementadas. O objetivo é que os bolsistas tenham igualdade de oportunidades com os outros alunos, que vão muito além da sala de aula:
- Bolsa Intercâmbio: Em 2023, um bolsista realizou intercâmbio na USC na California, com nosso apoio. Nesse ano de 2024, dois ex-bolsistas estão realizando intercâmbio: um na Science Po, em Lille, na França e outro na IE em Madri, na Espanha.
- Apoio Psicológico: a parceria celebrada em 2019 com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, viabilizou apoio psicológico aos bolsistas por psicanalistas da sociedade que recebem valor simbólico pelo atendimento.
- Mentoria: Todo o bolsista tem um mentor que pode ser de um escritório de advocacia, de uma empresa, de uma universidade ou do setor público e que tem o objetivo de apoiar a sua carreira e ampliar horizontes pessoais e profissionais.