SEJA UM BOLSISTA

Bolsa Manutenção

É a ajuda de custo para alunos aprovados no vestibular que, embora beneficiados com a isenção total ou parcial das mensalidades escolares, necessitam também de apoio para os custos indiretos do curso, de acordo com avaliação socioeconômica.

  • Quais são os custos indiretos do curso

    Material didático, moradia, alimentação, livros são alguns exemplos.

    Quem tem direito

    Poderão se candidatar à Bolsa Manutenção alunos de qualquer período da FGV Direito SP até o terceiro ano (inclusive), desde que  o aluno tenha sido aprovado em alguma das modalidades do processo seletivo e que seja beneficiário da Bolsa Presidência da FGV com a isenção de 100% (cem por cento) ou de 50% (cinquenta por cento) no valor da mensalidade.

    Modalidades de processo seletivo

    Vestibular regular; Vestibular Demanda Social e Diversidade; ENEM e Exames internacionais.

    Valor da Bolsa Manutenção

    R$ 1.421,00/mês

    Duração do apoio

    Durante os três primeiros anos, quando o curso da FGV Direito SP exige tempo integral e por esse motivo os alunos não podem realizar estágio, que ajudaria nas despesas. No quarto ano do curso, quando o aluno já pode realizar estágio remunerado, a bolsa termina e o valor da bolsa é doado para outro aluno dos 3 primeiros anos.

    A Bolsa Manutenção não é reembolsável, isto é, não precisa ser devolvida no final do curso.

    Critérios de seleção

    Ter sido aprovado no vestibular e beneficiado pela Bolsa Presidência, isto é, com a isenção total ou parcial da mensalidade da FGV Direito SP. Além disso, os seguintes critérios são analisados para a concessão ou não da ajuda de custo: instrução e ocupação dos pais, local de moradia, renda familiar, escola onde cursou o ensino fundamental e médio e se foi com bolsa ou sem bolsa. A declaração de Imposto de Renda quando o aluno ou os pais não são isentos é solicitada.

    Critérios para renovação da Bolsa

    Frequência de 75% nas aulas e nota superior a 6 em cada disciplina. Em caráter excepcional, o bolsista poderá realizar 1 disciplina em regime de dependência durante o período que receber a bolsa manutenção, se sua média geral ficar acima de 6,0 pontos.

    Quando e como se inscrever para receber a Bolsa Manutenção

    O aluno que desejar se candidatar para receber a Bolsa Manutenção deverá informar à FGV Direito SP junto com a solicitação da Bolsa Presidência (isenção de mensalidade), respeitando os mesmos prazos de entrega. O candidato pode  acompanhar estes prazos no site de FGV Direito SP. (http:direitosp.fgv.br/processos-seletivos/vestibular)

    Quando será realizada a entrevista para definição da Bolsa Manutenção

    A entrevista da diretoria do Endowment Direito GV com os candidatos será marcada após a definição e a divulgação pela FGV Direito SP, dos alunos eleitos para receber a Bolsa Presidência.  A data desta entrevista será amplamente divulgada para os alunos que se candidataram à Bolsa Manutenção.

    Quem já tem bolsa também pode se candidatar

    Para aqueles alunos que já são contemplados com ajuda financeira de outro programa como por exemplo o ISMART, a Bolsa Manutenção terá valor reduzido para que o aluno continue, no valor agregado dos benefícios recebidos por ambas as bolsas, recebendo o mesmo montante de R$ 1.421,00.

    Diferença entre Bolsa de estudo e Bolsa manutenção

    A Fundação Getúlio Vargas, desde 2013, oferece, anualmente, até 10 bolsas com a isenção de mensalidade para alunos da Direito SP, selecionados por critério socioeconômico. Por isso, os esforços do Endowment Direito GV têm se concentrado na Bolsa Manutenção, para os alunos que além da isenção de mensalidade necessitem de apoio para arcar com os custos de moradia, alimentação, livros, etc. indispensáveis para acompanhar o curso. Os processos seletivos são independentes (a isenção de mensalidade não implica necessariamente no recebimento da bolsa manutenção), mas os critérios de seleção são semelhantes, relacionados às condições socioeconômicas do aluno. O objetivo dessas duas iniciativas é viabilizar o direito de qualquer pessoa a uma educação de qualidade como a da FGV Direito SP.

Bolsa Intercâmbio

É um recurso a ser repassado a bolsistas do Endowment Direito GV selecionados para realizar Intercâmbio em universidades fora do país, destinado às despesas de viagem (passagem e seguro viagem) e custeio (acomodação, material didático, alimentação). A Bolsa Intercâmbio não se destina a custear a mensalidade escolar do aluno na universidade de destino do Intercâmbio.

  • Quantas são e qual o valor da Bolsa Intercâmbio

    No segundo semestre de 2024, a Bolsa Intercâmbio será concedida para alunos selecionados no processo seletivo e terá valor condicionado ao que for captado pelo Endowment para este objetivo específico e dependerá, dentre outros, do número de candidatos ao Intercâmbio. O valor total será alocado conforme a necessidade financeira dos candidatos, verificada no processo seletivo.

    Considerando que o valor total da bolsa dependerá da captação de recursos pelo Endowment, encorajamos que os alunos busquem também outras formas de financiamento.

    Quem pode se candidatar

    Poderão se candidatar alunos a partir do quarto ciclo que tenham sido aprovados no processo seletivo de Intercâmbio organizado pela FGV Direito SP, desde que o aluno esteja devidamente matriculado na Escola e que tenha sido bolsista do Endowment Direito GV no curso de graduação.

    Processo seletivo

    As candidaturas à Bolsa Intercâmbio deverão ser entregues por e-mail até o dia 01 de março de 2024, conforme detalhado no edital abaixo. Os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista com a equipe do Endowment Direito GV, que será marcada com os candidatos após a definição e a divulgação, pela FGV Direito SP, dos alunos aprovados no processo de Intercâmbio para o 2º semestre de 2024.

    Critérios de avaliação

    Situação socioeconômica do candidato, desempenho escolar nos três primeiros anos do curso de graduação; eventual entrevista com a diretoria do Endowment Direito GV; carta de motivação e planejamento financeiro da viagem apresentado pelo aluno.