ENDOWMENT

O QUE É O ENDOWMENT DIREITO GV?

Missão: garantir que os alunos aprovados no vestibular da FGV Direito SP tenham a oportunidade de estudar na Escola independentemente de sua condição financeira.

Bolsas/ano: até 10 bolsas Presidência FGV (isenção de mensalidade) + até 10 bolsas manutenção (Endowment Direito GV).

Entre os alunos aprovados que solicitam bolsa, os de menor renda são selecionados para ter isenção de mensalidade e dentre estes os de menor renda ainda são selecionados para receber também a bolsa manutenção para os custos como moradia, livros e internet.

COMO FUNCIONA

O endowment, em uma rápida definição, consiste na criação de um patrimônio perpétuo que gera recursos contínuos para a conservação, expansão e promoção de uma determinada atividade, por meio da utilização dos rendimentos desse patrimônio.

A geração contínua de recursos diferencia o endowment de formas tradicionais de filantropia, as quais envolvem tipicamente a doação de recursos para um objetivo pré-determinado como a construção de um laboratório para pesquisas, a reforma de uma instalação específica, a implementação de um determinado projeto.

01

Recursos financeiros

Captação de recursos financeiros para o fundo com pessoas físicas e jurídicas.

02

Aplicação

Aplicação dos recursos no mercado financeiro.

03

Rendimento

O lucro das aplicações financiam as bolsas para alunos, sem diminuir o patrimônio inicial.

04

Para onde vai o dinheiro

Alunos que passam no processo seletivo e recebem isenção de mensalidade poderão se manter durante os três primeiros anos do curso com os recursos do endowment, período este que não é possível fazer estágio.

POLÍTICA DE INVESTIMENTO

Como outros endowments, a administração financeira dos recursos aportados persegue dois objetivos conflitantes entre si: promover fluxos constantes de recursos para financiar as atividades a que o endowment se destina e, ao mesmo tempo, buscar o crescimento do patrimônio.

No nosso caso, desde o início optamos por reaplicar os rendimentos dos investimentos; não utilizamos esses rendimentos para financiar as despesas correntes. Como consequência, o suporte financeiro dos projetos atuais é alcançado por meio da entrada de doações anuais constantes e previsíveis.

Esta decisão implica em um trabalho de captação permanente para viabilizar os projetos mas possibilita concomitantemente o crescimento do patrimônio.

Importante: Não esperamos formar um patrimônio para iniciar nossas atividades. Começamos a oferecer bolsas auxílio logo que captamos os primeiros recursos.

No início, tudo que entrava como receita era gasto com bolsas auxílio. Desse modo, fomos mostrando que havia uma demanda de alunos carentes aprovados no vestibular da FGV Direito SP e que era possível atende-la. Isto incentivou mais doações e com o passar do tempo foi possível poupar e começar a formar um patrimonio, que cresce a cada dia.

COMO COMEÇOU

 “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”

A frase de Jean Cocteau, estampada nas camisetas presenteadas aos alunos da primeira turma da FGV DIREITO SP no início de 2005, simbolizava algo incrível: o surgimento não apenas de uma nova escola de Direito, mas de um novo modelo de ensino do Direito no Brasil.

Seis anos depois, com a formação das primeiras turmas, um grupo de ex-alunos, pais de ex-alunos, membros da comunidade acadêmica e amigos da FGV Direito SP se juntou para outro desafio: possibilitar que jovens com potencial tivessem a mesma oportunidade de estudar na Escola como nós ou como nossos filhos tiveram, sem que a condição socioeconômica fosse uma barreira.

Constituímos o Endowment FGV DIREITO SP que tem como objetivo ser um fundo de investimento perpétuo com base em doações de pessoas físicas e jurídicas.

Com as doações, oferecemos bolsa auxílio para alunos aprovados no processo seletivo da FGV DIREITO SP, mas que dependem significativamente da ajuda do Endowment para arcar com os custos indiretos do curso, como apostilas, transportes e alimentação.

Essa ajuda é essencial para eles conseguirem dedicar-se integralmente aos estudos, considerando que não podem fazer estágio remunerado nos três primeiros anos de curso.

RESULTADOS E CONQUISTAS

Começamos apoiando 1 bolsista em 2012 e hoje já são 49 os que foram beneficiados.

  • 21 bolsistas atualmente sendo beneficiados pela Bolsa Manutenção
  • 17 bolsistas já finalizaram a graduação e estão trabalhando em renomados escritórios de advocacia e em um Banco.
  • Os 11 bolsistas que entraram em 2016 e 2017 estão no 4º e  no 5º ano respectivamente e já não precisam mais do suporte financeiro do Endowment Direito GV. Todos eles conseguiram bons estágios e já estão dando os primeiros passos no seu desenvolvimento profissional.
  • Bolsistas que fizeram parte das primeiras turmas atualmente auxiliam as atividades do Endowment Direito GV e iniciaram projetos independentes (como o cursinho gratuito preparatório para a FGV), iniciando um ciclo positivo de formação de jovens comprometidos com a educação e a oferta de oportunidades para as próximas gerações.
  • Os bolsistas que entraram em 2018, 2019 e 2020 apresentam desempenho escolar em linha com seus colegas não bolsistas.